quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Photoshop: Criando fotos com molduras arredondadas



Criando fotos com molduras arredondadas no Photoshop

Você está mexendo no seu computador quando encontra algumas fotos tiradas com a sua câmera digital (ou até mesmo escaneadas) em uma pasta perdida. Várias lembranças vêm a sua mente e você resolve fazer uma "baita" montagem com essas lindas imagens.
Bem, aí vai uma sugestão: que tal montar várias delas em uma perspectiva bacana, com molduras arredondadas e tudo mais, usando o Photoshop? Ainda não entendeu? Então confira o tutorial logo a seguir:


Após abrir o seu Adobe Photoshop, vamos começar criando um novo arquivo, em branco. Para isso, acesse o menu File > New. Cabe a você decidir o tamanho que será usado, mas digamos que você queira criar um papel de parede para a sua área de trabalho. A minha tem 1280x1024, então é esse valor que eu vou colocar.
Caso você não queira que o fundo fique totalmente branco, basta criar uma nova camada e então colocar um fundo de sua preferência.
Vamos começar a mexer na foto em si. Abra a foto que você vai usar e, com a ferramenta de seleção retangular, selecione toda a imagem e copie-a (Ctrl + C).
Volte para o primeiro arquivo, o do seu projeto, e cole a imagem (Ctrl + V). Depois disso,segure a tecla Ctrl e dê um clique no meio do quadradinho da camada(como na imagem abaixo).
Após a foto ficar toda selecionada, tenha certeza de estar com a ferramenta de seleção retangular selecionada.
Clique com o botão direito bem no meio da foto e selecione a opção Stroke.
Agora você deve definir o tamanho da borda que será usada. Isso vai depender do seu projeto. Para o que eu estou usando (de 1280x1024 pixels) eu escolhi 15 pixels em Width. Tenha certeza de deixar a cor branca selecionada e Center em Location.
Depois de criada a moldura, é hora de transformá-la. Vá no menu Edit > Transform > Warp. Você verá que a imagem vai se dividir em vários quadrados, sendo que cada extremidade deles conta com uma bolinha. Basta então puxar as bolinhas do meio (as circuladas abaixo) para cima.
Puxe as bolinhas para cima até que fique mais ou menos nesse aspecto:
Você deve puxar as bolinhas para cima até que você obtenha algo como a imagem abaixo:
É claro que você também pode puxar para baixo, assim consegue variar o formato.
Mas a melhor parte mesmo é que você é livre para ousar e inventar o que você quiser na hora de modificar o formato. E é isso que conta para deixar a sua criação realmente bonita. Veja só a ondulação feita na foto:
Hum, não parece que tem alguma coisa faltando? Que tal colocar uma sombra nessas fotos? Assim vai dar mais realidade e um aspecto até mais bonito à imagem. Clique com o botão direito sobre a camada da foto e selecione Blending Options.
Deixe a opção Drop Shadow e edite algumas opções, deixando a opacidade menor e a distância mais adequada. O ângulo deve ser alterado para que a sombra fique para baixo. Não se esqueça também de alterar as opções Spread Size, deixando ao seu gosto. (Não se esqueça de que você deve ativar sombras para cada foto colocada em sua criação.)
Mas não deixe tudo reto demais, é sempre bom deixar as imagens "bagunçadas" para dar noção de realidade e até criatividade. Use o Free Transform (Ctrl + T) nas fotos e gire-as aleatoriamente (você também pode mudar o tamanho com essa ferramenta):

E esse é o resultado final da minha criação de fotos com bordas arredondadas:

Espero que vocês tenham gostado desse tutorial utilizando o Photoshop para trabalhar com as suas fotos. Até a próxima. Ah, e não deixe de comentar o que achou e dar novas dicas para trabalhar com fotos e molduras.

Um comentário: