sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Trabalhe com transparência de imagens

Postado por Redação Photoshop em 15/05/2010 às 12h 00min

Veja através de um corpo, aprenda a juntar figura e fundo tornando transparente apenas uma parte da primeira.



Como a maioria dos usuários do Photoshop sabem, uma imagem possui diversos elementos que a compõem: luminosidade, intensidade de cores, tamanho e, principalmente, a figura principal e o fundo, também chamado de background. Estes dois últimos é que possibilitam a criação de montagens, por meio da mesclagem de fotos com origens diferentes. Com isso, o Photoshop tornou-se fundamental para as áreas de design, publicidade e afins, na medida em que essa mescla passou a ser realizada de maneira cada vez mais simples, gerando resultados bastante satisfatórios. Este tipo de trabalho está presente em diversas peças publicitárias.
Agora, vamos supor que você seja o diretor de arte de uma agência de publicidade que cuida de uma campanha para determinada marca de protetor solar e tem um dilema a resolver: um prazo muito curto, uma modelo que se encontra no Japão, trabalhando para outra unidade da agência que a representa e o magnífico cenário dos lençóis maranhenses para servir como cenário. No entanto, a modelo está perto de uma estrutura de estúdio onde pode fazer belas fotografias com fundo neutro. Com o Photoshop, o problema está resolvido: basta enviar uma equipe para produzir fotos dos lençóis, obter a foto do modelo e, então, mesclar tudo.
Mas isso não é tudo. Além da montagem, você também deve utilizar um efeito de transparência na roupa de banho da modelo, afim de transmitir a idéia de que ele está incorporada à paisagem. Nosso tutorial irá ensinar, passoa passo, a deixar objetos transparentes, de modo que seja possível a visualização da imagem de fundo. O leitor já deve ter imaginado a infinidade de possibilidades de uso de um recurso como esse. O apelo visual bastante agradável é adquirido com a utilização de ferramentas como a Pen Tool, filtros, ajuste de brilho, contraste, entre outros.
A principal proposta do tutorial, no entanto, é mostrar que não há limites para o desenvolvimento da criatividade. Ferramentas simples do Photoshop criam efeitos muito bons. É por isso que o software tornou-se tão popular e o mercado publicitário demanda tanto seu uso. A evolução que ele apresentou nesta década é incrível, não apenas em virtude dos novos efeitos, mas principalmente porque os recursos tradicionais estão cada vez melhores em termos de resultado.

1 – Dentro do Photoshop, abra as duas imagens a serem trabalhadas. Vá ao menu principal, clique em File e então em Open, para abrir cada arquivo de imagem.

2 – Primeiramente editaremos a foto da modelo com o intuito de recortá-la e posicioná-la sobre a foto da praia. Utilize a ferramenta Pen Tool, que se encontra na barra de ferramentas.

3 – Com essa ferramenta selecionada, contorne todo o corpo da modelo, traçando uma linha em seu entorno, cuidadosamente, conforme ilustra a imagem.

4 – Após contornar o corpo da modelo, clique com o botão direito, selecione a opção Make Selection e clique em OK para transformar o contorno em uma seleção editável.

5 – Vá novamente ao menu principal e clique sobre a opção Edit. Dentro desse botão, clique sobre Copy Merged, para deixar uma cópia da área selecionada na área de transferência.

6 – Agora, crie um novo arquivo, indo ao menu principal e selecionando File, e então a seleçãoNew. Nesse novo arquivo será montada a imagem contendo as fotos da praia e da modelo.

7 – Na janela de configurações do novo arquivo, atribua uma largura de 595 pixels em Width e uma altura de 425 pixels em Height. Tendo feito essas atribuições, clique em OK.


8 – Dentro do novo arquivo criado, vá ao menu principal, clique em Edit e depois sobre a opçãoPaste para colar a imagem da modelo na área em branco, conforme mostra a imagem.

9 – Selecione a ferramenta Move Tool, na barra de ferramentas, para mover a imagem da praia para o novo arquivo. Para isso, clique sobre a foto e arraste-a até a área do novo arquivo.

10 – Com a camada da foto da praia selecionada, pressione Ctrl + T e arraste os pontos de dimensão com a tecla Shift pressionada, para redimensioná-la proporcionalmente.

11 – Clique sobre a camada da modelo, no menuLayers, e arraste-a para cima da camada da foto da praia para posicioná-la de modo que ela apareça em primeiro plano.

12 – Ainda no menu Layers, selecione as camadas da imagem da praia e a camadaBackground, pressionando a tecla Shift durante a seleção.

13 – Clique sobre essa seleção de camadas com o botão direito do mouse para que uma caixa de opções seja exibida. Escolha a opção MergeLayers para que a praia seja a camada de base.

14 – Agora, clique sobre a camada Layer 1, em que se encontra a imagem da modelo, e arraste-a até o botão na parte inferior do menu de camadas – com o símbolo de uma folha virada.

15 – Com a cópia da camada da modelo selecionada, vá novamente à parte inferior do menu Layers e clique sobre o botão de máscara,Add layer mask, conforme mostra a imagem.
16 – Na barra de ferramentas, clique sobre a ferramenta Erase Tool, assim como ilustra a figura. Ela será utilizada para apagar a modelo na camada duplicada, exceto seu maiô.

17 – Na caixa de opções da ferramenta, localizada logo abaixo do menu principal, escolha um tamanho de 19 pixels e, em Opacity e Flow, atribua opacidade e fluxo de 100%.

18 – Comece apagando cada parte da foto que não seja o maiô da modelo. Apague seu rosto, cabelo, braços, pernas etc. Para facilitar, desabilite a visualização da camada original. 
19 – Se necessário, utilize um tamanho de pincel menor para apagar as partes mais complicadas e com presença de mais detalhes. No caso da área do colar, utilize um pincel de 3 pixels.

20 – Vá agora ao menu principal e clique sobre o botão Image. Dentro desse menu, escolha a opção Adjustments e então clique sobreDesature, conforme mostra a imagem.

21 – Após tirar a saturação do maiô da modelo, vá novamente ao menu principal e clique emFilter. Dentre as opções de filtros, escolhaArtistic e então clique sobre Plastic Wrap.

22 – Na tela de opções desse filtro, atribua os seguintes valores de distorção: 15 para Highlight Strength, 15 para Detail 10 para Smoothness. Feito isso, clique em OK.

23 – Após aceitar os valores, o filtro será aplicado e a tela padrão do Photoshop será exibida. No menu Layers, habilite novamente a visualização da camada original da modelo.

24 – Mude o modo de exibição da camada-cópia de Normal para Screen, no menu de camadasLayers. Faça isso no canto superior direito desse menu, conforme a imagem.

25 – Selecione apenas o maiô da modelo na camada-cópia, assim como ilustra a figura. Faça isso pressionando a tecla Ctrl e clicando sobre a miniatura da imagem no menu de camadas.

26 – Nesse momento, clique sobre a camada original da modelo, ainda com a seleção na camada-cópia ativa. Apague o maiô da camada original, pressionando a tecla Delete.

27 – Se desejar alterar a intensidade de transparência do maiô da modelo, clique sobre a camada-cópia e, no menu principal, clique em Image, Adjustments e Brightness/Contrast.

28 – Atribua o valor de -45 para o brilho (Brightness) e o valor de +85 para o contraste (Contrast), valores que variam de acordo com a imagem e com a preferência do usuário.

29 – Clique OK e o resultado será este, mostrado na imagem. O maiô da modelo tornou-se transparente, porém manteve o volume de seu corpo, o qual o maiô original permitia perceber.

30 – Salve seu trabalho no menu principal, clicando sobre o botão File. Escolha Save e, se sua imagem ainda não estiver salva, clique sobreSave As, nomeie-a e clique em Save novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário